segunda-feira, 17 de outubro de 2011


             Empreendedor
  é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que constroi tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.
O empreendedor tem um novo olhar sobre o mundo à medida que presencia a evolução. Valoriza suas experiências, valoriza seu valor, tomando decisões e decisões acertadas. Abre novas trilhas, explora novos conhecimentos, define objetivos e dá o primeiro passo.
Procurando cada vez mais a eficácia, surgiram os grandes pensadores aliados aos interesses dos empresários. Cenários com novas estratégias.

*Entre as qualidades pessoais de um empreendedor, destacam-se:
1) iniciativa;

2) visão;

3) coragem;

4) firmeza;

5) decisão;

6) atitude de respeito humano;

7) capacidade de organização e direção.

 *Conquista-se a autonomia profissional quando se é perseverante, determinado, aprendiz, flexível e quando se tem:
1) Positividade 
2) Organização
3) Criatividade
4) Inovação
5) Foco

* Para cada empreendedor um tipo de empresa:

1º O modelo "ganha-pão"
Empreendedores motivados pelo sustento estão preocupados em ganhar a vida, portanto querem garantir proventos para bancar- sagradamente- o tal "leitinho das crianças"as contas a pagar e outras nessecidades corriqueiras. Se sobrar para alguns "luxos", tanto melhor. Se não, já esta valendo. O foco é a segurança acima de tudo. 
O estilo "celebridade"
 Empreendedores motivados pela vaidade estão à procura de admiração, prestígio, respeito, status. Querem o aplauso da sociedade, o reconhecimento dos amigos, a congratulação da familia, a aprovação do pai ou da mãe. Tudo o que importa são os refletores iluminando seus movimentos. Esse tipo de empreendedor é, em geral, ambicioso e inteligente.
Direcionados pelo talento.
Empreendedores direcionados pelo talento, ao contrário dos tipos anteriores, estao em busca de auto-realização. E pra eles um negócio nada mais é que um meio através do qual possam expressar os seus talentos.
Três em um. 
Essas três formas de empreendedor não são excludentes. Um empreendedor que seja qual for a sua principal motivação, também se preocupa com o sustento. E, por mais direcionado que seja pelo seu talento, não esta distintuído de vaidade.

 " O  grande objetivo é fazer as pessoas abandonarem aquela postura passiva e assumirem o papel de protagonistas para inovar, crescer, fazer coisas maiores e melhores".
"Os empreendedores dão a vida as seus empreendimentos e são por eles tabém revitalizados, em um estraordinário círculo virtuoso de evolução contínua, benefício para quem empreende e quem se beneficía do empreendimento".
" Para empreendedores ambiciosos e preparados, existe um terreno muito mais fértil no Brasil do que lá fora, onde a concorrência é muito mais acirrada"


                                                *** DAMAS NA LIDERANÇA***
  empresas com mulheres na diretoria tem melhor desenpenho financeiro? Será?
Um levantamento realizado pela consultoria em recursos humanos no ano passado revelou que 20% das empresas brasileiras têm mulheres na presidência. Embora o resultado dessa pesquisa não vincule a presença da mulher diretamente a crescente peformace do negócio, os indicadores apontam para os  benefícios da diversidade de gêneros no ambiente corporativo.

" O GRANDE DIFERENCIAL PARA O SUCESSO DO ESTILO DE GESTÃO FEMININO É SEU CARÁTER MATERNAL, AGREGADOR E FOCADO EM PESSOAS "
                    
                                                                          site de busca: wikipedia e revista empreendedor

1º venda
Do lampejo da idéia até a realização da primeira venda temos um intervalo de tempo incerto e não sabido.
Podemos e devemos planejar, mas, abrir as portas não significa garantia de vendas satisfatórias. Significa apenas que você conseguiu tornar real a sua idéia. Vender é um capítulo a frente desta história.
Desconheço uma previsão de vendas iniciais de qualquer empresa que  tenha se confirmado na integra.
Toda previsão é  um mero exercício de futurologia, pois, a base  das decisões são premissas, muitas vezes frágeis. (Ninguém gosta de falar ou admitir isso)
Mesmo aqueles empreendedores que seguiram todas as orientações que versam nas cartilhas de boa gestão de vendas foram surpreendidos com acontecimentos que não previram.
Considero que é melhor errar tendo planejado do que apostar na sorte.  Aquele que planejar terá o que revisar e como corrigir a rota. Já o empreendedor que se aventura num negócio pouco saberá o que fazer quando abrir as portas e as vendas não se confirmarem.
De nada adianta o desespero por não vender, ou vender menos do que se esperava, se isso acontecer será preciso estar muito atento a todos os clientes que procurarem sua empresa e aproveitá-los para realizar uma pesquisa real, explore a opinião deles sobre o negócio, os produtos, os preços e o que eles gostariam de encontrar lá e que não viram.

*CONCEITO DO EMPREENDEDORISMO.

      O conceito "empreendedorismo" foi utilizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Gifford Pinchot foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora mas dentro de uma organização.
Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert Hirsch, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.
DEFINIÇÃO:
 Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.

















13 comentários:

  1. Muito legal, gostei das postagens, parabéns.

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  2. Passos simples, porém verdadeiros. Planeje, execute, verifique e aja… Saia do lugar!,temos que ter atitude e perseverança,tirar a ideia do papel correr atras do sonho,e acreditar

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  3. “Ideias são essenciais: empreendedores estão criando o futuro e precisam pensar em como desenvolver produtos que ajudem as pessoas, resolvam problemas, criem valor e, acima de tudo, sejam modelos replicáveis e escaláveis.”

    Assino embaixo!

    Uma boa ideia é a base de sustentação para um negócio promissor

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  4. Interessante o ponto de vista, mas para saber se a ideia é fraca ou não, o empreendedor não teria de testá-la? Não são todos os empreendedores que criarão ideias geniais que mudarão o mundo inteiro, podendo apenas abrir uma padaria no bairro e isso ser a sua grande vitória.

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  5. O que dói para um empreendedor, é levar uma proposta para pessoas que a achem “difícil” demais para fazer, depois de feita, acham você caro demais para dividir o lucro do que você criou.lá, precisamos ter fé e encarar nossos sonhos com persistência e luta, os exemplos estão aí. Um abraço a todos!

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  6. “Empreender significa, antes de mais nada, intensidade e renúncia” super verdade, pena que é difícil pra gente mesmo absorver isso, para as pessoas que convivem com a gente então, parece quase impossível.

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  7. a lição das renúncias é uma das primeiras que o empreendedor precisa aprender, principalmente se seus sonhos forem grandes. Nos privamos no início para usufruir de algo melhor depois.

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  8. o empreendedorismo é coisa de louco, acho que 50% a pessoa já tem que nascer empreendedora, é algo natural…e os outros 50% vai adquirindo…Acho que quando se quer crescer, inovar…tem que buscar mais conhecimento e mais empreededorismo

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  9. o empreendedorismo é algo que vem com a vocação, o bom senso, persistencia e perseverança, fora as outras características técnicas que já tem que vir obrigatoriamente.

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  10. Acho que sua atitude foi ótima. Não temos que necessariamente “fugir” do emprego… podemos sempre redefinir as relações de trabalho e comerciais para criar uma ótima situação profissional

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  11. Dizem que empreender no Brasil é fruto ou da oportunidade de negócio ou da necessidade de ganhar dinheiro em uma economia que não consegue gerar empregos suficientes. Se isso procede ou não é difícil dizer, pois, para mim, empreender é uma mistura da oportunidade de construir um negócio com a necessidade de mudar o mundo. Na verdade, ter meu próprio negócio sempre foi a única opção.

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  12. Realmente empreender não é opção, é o único caminho. Deixar um emprego público, efetivo, para embrenhar-me na prestação de serviços, principalmente num ramo pouco explorado por nós mulheres, a elétrica, é amar empreender.

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  13. o empreendedorismo é algo que vem
    com forca no mercado, e os homens
    nao sao os unicos as mulheres tabem
    estao chegando com tudo. empreendedoras
    na lideranca

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